Relatoria de PH
Salto Veloso 01 de dezembro de 2014
Alunas: Vitória Olivo e Angela Pasqual.
Relatório de PH
Objetivo- Medir o pH de diversas substâncias do dia-a-dia.
Introdução: pH significa "potencial Hidrogeniônico", uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. Varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).
A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima, as substâncias são consideradas acidas quando o valor do pH está entre 0 e 7 e alcalinas (básicas) entre 7 e 14.
Para tais medições foram utilizados diferentes indicadores como o papel tornassol: que é um dos mais antigos indicadores ácido-base, muda de cor ao entrar em contato com uma determinada solução. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos presentes no indicador.
Fenolftaleína: é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.
Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Adicionada em um meio ácido ela fica incolor, mas se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea. pHmetro: Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão que o eletrodo gera quando submerso na amostra.
Resultado e discussão: O experimento foi bem sucedido, pois podemos observar o pH das substâncias com a fenolftaleína, papel tornassol e pHmetro. Descobrindo assim se as substâncias utilizadas são ácidas, básicas ou neutras.
Pode ser observado pela tabela:
SUBSTÂNCIA
FENOLFTALEÍNA
TORNASSOL
PHMETRO
Sabão
Violeta
7,5
10,6
Detergente
Incolor
7
7,6
Coca-Cola
Incolor
6
2.6
Água da