Relato rio Tarefa Fitts
O presente relatório foi realizado no âmbito da disciplina de Controlo Motor e
Aprendizagem do curso de Atividades Físicas e Desportivas. Tem como principal objetivo avaliar os efeitos sobre velocidade-precisão de um determinado movimento através de uma tarefa efetuada por 3 indivíduos diferentes, em que lhes é sugerido um teste com vários ensaios (2 alvos a distâncias e áreas de superfície variáveis).
No procedimento de cada ensaio, são cronometrados 20 segundos durante os quais deverá ser realizada ,o mais rapidamente, pontilhação alternada entre cada uma das áreas retangulares facultadas. A tarefa é executada até que o cronometrista indique o terminus da mesma. Enquanto se opera a cronometragem e a pontilhação por parte de 2 dos 3 elementos constituintes do grupo, um 3º indivíduo contabiliza o número de pontos
(movimentos) efetuado durante os 20 segundos. Imediatamente após este processo, devem ser somadas as marcações registadas fora das áreas de superfície retangulares a fim de se determinar posteriormente a percentagem de erro, sendo que esta não poderá exceder 5% do número total de pontilhações. Caso isto se verifique, o ensaio deverá ser repetido. Uma vez terminado todo este procedimento, foram por nós registados os valores referentes às 7 variáveis fundamentais, em cada situação. São elas:
- D (distância entre os alvos)
- W (largura do alvo)
- T (tempo médio dos movimentos, 20s/total de movimentos)
- Total Mv (total de movimentos, incluindo erros)
- ID (índice de dificuldade, log2 (2D/W))
- N Mv (número médio de movimentos, total de movimentos/20s)
- Erro (%) (número de erros, % do total)
Em anexo 1, foi registado em gráfico, os valores do tempo médio (MT) em função do índice de dificuldade (ID) em cada um dos ensaios, para cada um dos elementos do grupo. Em anexo 2 surge também registada a média desses mesmo valores num segundo gráfico.
Após leitura destes gráficos, podemos concluir que os valores do tempo médio de