Relato Rio 1 Economia E Financ As Pu Blicas
Faculdade de Ciências Humanas
Relatório 1
Economia e Finanças Públicas
Análise da notícia “Preço do café pode subir” in SOL em 26 de Fevereiro de 2014
Luís Guerra Minas
Maria Duarte Mourato
1. Notícia nº 1
Preço do café pode subir 50%
26 de Fevereiro, 2014
A corretora Golden Broker antecipa um possível aumento do preço do café ao consumidor em
Portugal em 50%, reflectindo o encarecimento da matéria-prima, uma situação que a associação do sector diz estar a acompanhar.
"O preço do café para o consumidor final, em Portugal, poderá crescer até 50%, em 2014 devido ao efeito do clima seco que afectou o maior produtor mundial, o Brasil, que registou o mês de
Janeiro mais quente dos últimos 20 anos", afirma a sociedade corretora em comunicado divulgado hoje.
Segundo refere, as perspectivas de clima seco baixaram as previsões de colheitas, o que levou já o preço do café no mercado internacional a atingir "um máximo de 16 meses", com "uma subida de mais de 50% em apenas dois meses".
"Perspectiva-se que possa ter um impacto significativo no comércio nacional de café e, em particular, junto do consumidor final", alerta o 'trader' da Golden Broker, João Pinto.
A secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), Teresa Ruivo, afirmou que a associação "tem acompanhado o assunto", reconhecendo que "a falta de chuva no Brasil tem provocado quebras nas colheitas e, consequentemente, o aumento do preço".
"Mas acreditamos que esta não seja uma situação que venha para ficar", disse, escusando-se a comentar o eventual impacto sobre o preço ao consumidor por este ser um "tema que não cabe no âmbito da associação".
"A associação não se costuma manifestar sobre essa matéria, uma vez que cada marca tem a sua estratégia e [o preço] é do foro de cada marca", disse.
Ainda assim, Teresa Ruivo afirmou que "cada uma das marcas estará atenta a estas oscilações", sendo que, "provavelmente, algumas irão assumir durante algum tempo esse