Relato original de Isaac Newton e da maçã revelado ao público Royal Society disponibiliza
CURSO DE ENGENHARIAS DE PRODUÇÃO E CIVIL
FÍSICA EXPERIMENTAL I
PLANO INCLINADO
BRUNO ROCHA SANTOS
FERNANDA LIMA DOS SANTOS
JOÃO PAULO M. DE OLIVEIRA
LEONARDO VIEIRA BENEDITO
Salvador - BA outubro/2014 BRUNO ROCHA SANTOS
FERNANDA LIMA DOS SANTOS
JOÃO PAULO M. DE OLIVEIRA
LEONARDO VIEIRA BENEDITO
FÍSICA EXPERIMENTAL I
PLANO INCLINADO
Relatório Experimental da disciplina de Física I, Turma 3008, apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina, ao Professor Antônio Luiz.
Salvador - BA outubro/2014 SUMÁRIO
1. OBJETIVO 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 5
3.1 Equação da Médiana: 5
3.2 Equação da velocidade: 5
4. APARATO EXPERIMENTAL 6
5. RESULTADOS OBTIDOS 8
6. ANALISE DOS RESULTADOS 11
7. CONCLUSÃO 12
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. OBJETIVO
Neste experimento utilizamos um plano inclinado (trilho de ar para não haver atrito) para medir de distâncias diferentes, o tempo de passagem de um determinado objeto e assim calcular sua velocidade média. Comparar os resultados encontrados a partir das 05 medidas aleatórias que foram obtidas através de uma esfera de aço, que desce pelo um tubo transparente que mede 400 mm com fluido(água), onde a esfera vai se deslocando com uma inclinação de cinco graus.
2. INTRODUÇÃO
Um plano inclinado consiste em um sistema com uma superfície plana com certa inclinação em relação a uma horizontal, sendo o ângulo entre ele menor que o ângulo reto, capaz de observar o movimento de objetos em linha reta, Galileu Galilei (1564-1642) afirmava, por exemplo, que um móvel em linha reta deve manter seu estado de movimento para sempre, sem nenhuma força externa necessária para isto, e utilizou de planos inclinados para testar suas hipóteses. A aceleração com que um objeto desce em um plano inclinado independe de sua massa, sendo esta aceleração