RELATO ETNOGR FICO
Administração
Jadson José Ferreira
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Maceió 2015
Jadson José Ferreira
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Maceió
2015
GRUPOS DE IDOSOS NA PRAÇA
Jadson José Ferreira
Resumo:
O objetivo é apresentar uma etnografia sobre a Praça Lion localizada no bairro de pajuçara, na cidade de Maceió. Como sou morador do bairro já havia atentado em momentos anteriores para a concentração de idosos nessa praça, o que a tornou para mim um lugar fértil para investigações antropológicas, a ponto de ser objeto de um relato etnográfico. A escolha pelo bairro se dá ainda pelo fato dele ter a maior concentração de idosos do país. A justificativa para a importância de se pensar o envelhecimento em uma metrópole se encontra no fato deste ser o local onde 81% dos idosos brasileiros se encontram.
Introdução
A minha escolha pelo bairro de Pajuçara se deu por algumas razões. Por ser morador do bairro, sempre tive muita curiosidade por ele. Pajuçara me fascinou pela heterogeneidade dos moradores, espaços e moradias, como também provocou algumas angústias em relação a seus problemas de trânsito, violência, prostituição. Aliada a essa curiosidade pessoal, depois do meu início no curso de ciências sociais comecei a olhar o bairro com o pensamento de que ele poderia ser objeto de um trabalho acadêmico, percebi que era o momento de estudar pajuçara. Afinal, meus anos no bairro me mostraram que ele tem uma relação muito estreita com os que envelheceram.
81% dos idosos se encontram nos espaços urbanos, segundo os dados do Censo do ano de 2000 coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (www.ibge.gov.br).
Etnografia de uma praça – observando o idoso em Pajuçara
Em um de meus dias livres, ou