Relato de uma aula com Tangram
Brincar e aprender com o Tangram
Forma e Espaço (geometria) e Nº Racionais não Negativos (frações)
Tendo por base a planificação da aula, esta realizada em trabalho colaborativo entre três professoras titulares de turma a lecionarem na mesma escola (EB Viscondessa), cada docente implementou-a na sua sala de aula, neste caso com uma turma de 2º e 3º anos de escolaridade, integrando uma aluna com espetro de autismo e duas com hiperatividade. A aula foi prevista para um tempo letivo de 90 minutos, conforme consta na citada planificação.
O primeiro momento decorreu na biblioteca da escola, a professora começa por contar e explorar a lenda do tangram, recorrendo ao quadro interativo para apresentar um vídeo como apoio - http://www.youtube.com/watch?v=ehkMez--nfM&feature=related. Esta situação decorreu em simultâneo com as restantes duas turmas, estando presente um trabalho em “assessoria” entre as três docentes, onde, além do previsto, foram desenvolvidos/ reforçados conceitos geométricos (polígonos e suas propriedades). Ao longo deste momento surgiram dúvidas, no que concerne à diferença de sólidos geométricos (3D) e figuras geométricas (2D), por parte dos alunos, sendo de imediato esclarecidas por parte das docentes, com recurso a materiais existentes na biblioteca escolar (sólidos da caixa métrica, entre outros).
Após este primeiro momento, cada turma dirigiu-se para a sua sala de aula. Logo de seguida, e tendo em conta as especificidades da turma foram constituídos grupos de 3 ou 4 alunos para a realização das tarefas então previstas e constantes na planificação. Tendo em conta os temas a serem tratados/ consolidados, a docente achou por bem formar grupos que incluíssem os dois anos de escolaridade (2º e 3º anos), a criança autista foi incluída, de igual forma, num desses grupos, embora acompanhada a tempo inteiro por uma assistente operacional.
Antes de se passar para um segundo momento foi solicitado a cada