Relato de Pesquisa
O artigo que relata uma pesquisa cumpre a importante função de socializar o conhecimento produzido, tornando-o disponível para pesquisadores, estudantes e demais interessados. Assim, deve-se cuidar para que seja apresentado em linguagem clara e em formato adequado.
Itens do artigo
Título: Deve dar uma ideia expressiva sobre o conteúdo do artigo. Usualmente, solicita que o título não exceda uma ou duas linhas, isto incluindo o subtítulo.
Resumo: O resumo deve conter no máximo 200 palavras. Deve ser escrito em um único parágrafo e conter todas as informações oferecidas de acordo com os itens do artigo: os objetivos, a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e as conclusões. Na preparação do resumo, devem ser observadas as orientações da NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Palavras-chave: No mínimo três e no máximo cinco palavras-chave devem ser colocadas logo abaixo do resumo. Aconselha-se a escolher as palavras-chave segundo as listagens de descritores existentes na área de conhecimento, quando for o caso.
Introdução: Deve ser concisa e objetiva, apresentando a pesquisa, a sua relevância, os objetivos (geral e específicos), hipóteses e/ou questões que a pesquisa intencionou responder. Uma sugestão é aproveitar o resumo do artigo e desenvolvê-lo um pouco mais na introdução.
Discussão teórica: Mesmo que os pesquisadores tenham feito uma extensa pesquisa bibliográfica para fundamentar a sua pesquisa e a análise dos dados, mesmo que tenham escrito um longo arrazoado para desenvolver o seu argumento, no artigo de relato da pesquisa eles terão que sintetizar essa discussão em poucas páginas. Assim, neste item, devem ser incluídos todos os conceitos e argumentos relevantes para a análise dos dados e as considerações finais, em um texto argumentativo integrado, mostrando o desenvolvimento do raciocínio dos pesquisadores e sua fundamentação na literatura existente, ou, ainda, como