Relato de orientação profissional
CURSO DE PSICOLOGIA
RESPONSÁVEIS:
Denise Nuernberg – Psicóloga;
Érico G. Raicik, Filipe L. da Silva e Francele A. dos Santos – Acadêmicos do Curso de Psicologia
1 - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA
O presente trabalho foi desenvolvido a fim de cumprir os critérios de avaliação da disciplina de Orientação Profissional e Carreiras, ministrado pela professora Denise Nuernberg, com o objetivo de relacionarmos o conteúdo estudado com a prática. O público escolhido foram adolescentes com idade entre 16 e 17 anos, atualmente cursando o terceiro ano do ensino médio do colégio Michel, na cidade de Criciúma. O projeto de orientação foi dividido em cinco encontros semanais entre o mês de maio e junho. Foram aplicadas dinâmicas de grupo sobre autoconhecimento e profissões, testes escritos, dinâmicas, dentre outras atividades e orientações.
Para enterdermos as técnicas desenvolvidas, escolhas, objetivos e todo o processo de orientação, faz-se necessário um breve entendimento sobre o que é, como surgiu e o que esperar de uma Orientação Profissional.
A orientação profissional e de carreira inicialmente surgiu com o intuíto de melhorar o desempenho dentro do âmbito industrial, identificando se os trabalhadores estavão aptos ou não a exercer determinadas funções, consequentemente diminuindo os acidentes de trabalhos dentro da empresa.
Com o passar dos anos a demanda sobre essa área aumentou consideravelmente, ultrapassando a barreira exclusivamente organizacional que inicialmente era de identificar profissionais para determinadas funções para prestar auxílio a outros tipos de públicos, que envolvem desde adolescentes que estão indecisos em qua graduação escolher, pessoas que já estão no mercado de trabalho, mas almejam uma melhora na carreira, até pessoas que já se aposentaram e que neste momento da vida podem dedicar-se a uma segunda profissão. Segundo Santos (1973, p. 23) “ A orientação é um processo de assistir o