Relato de jogos
Trabalhei com os alunos o jogo do tapetinho, fazendo algumas alterações com o objetivo de adequar a atividade a fase escolar das crianças (FaseII). A atividade teve início com a preparação da turma dividida em duplas, cada dupla recebeu um tapetinho, três grupos de dez palitinhos amarrados com elástico e os numerais de 0 a 9.
O objetivo da atividade foi o de realizar contagem das crianças presentes na sala e depois de outras somas estipuladas pela professora.
Pedi que cada um pegasse um grupo de palitos e contassem para que percebessem que a quantidade de cada grupo era igual para todos, e depois expliquei que o jogo do tapetinho não permitia que ficassem mais de dez juntos.
O ajudante do dia realizou a contagem dos meninos e depois cada dupla pegou a quantidade de palitos correspondentes e colocou no tapetinho embaixo da palavra SOLTOS, fizemos o mesmo com a quantidade de meninas.
Pedi que contassem quantos palitos haviam ficado embaixo da palavra SOLTOS e perguntei se lembravam do que eu havia falado sobre o jogo, depois do questionamento pedi que agrupassem os palitos em grupos de dez, amarrando o mesmo com o elástico e o grupo formado deveria ser colocado embaixo da palavra GRUPINHOS. Após essa etapa pedi que as crianças pegassem os numerais correspondentes aos SOLTOS e aos GRUPINHOS, realizando a leitura do número formado.
Após a realização da contagem dos alunos da turma, propus outras contagens para que a continuação da atividade.
Realizei a explicação que o nosso “mundo da contagem” é de dez em dez, por isso nunca poderia ficar com mais de dez nas partes do tapetinho, porém nesse momento não aprofundei nos termos unidades, dezenas, centenas, por acreditar estar distante do grau de compreensão dos alunos nessa fase.
Os alunos realizaram atividade com tranquilidade, participando de todas as etapas de maneira satisfatória, alcançando os objetivos propostos.