Relato de caso tratamento por meios biofísicos de lesão causada por queimadura química
TRATAMENTO POR MEIOS BIOFÍSICOS DE LESÃO CAUSADA POR QUEIMADURA QUÍMICA
Rosangela Zambonato Arnt1
RESUMO
O caso relatado aqui é de um acidente de trabalho típico, ocorrido em um lavacar na cidade de Curitiba, em 2009, no qual o trabalhador sofreu uma queimadura química no dorso do pé direito, por contato com uma substância cáustica, alcalina, que é de seu uso comum, o produto solupan. O trabalhador foi tratado no Hospital de referência por 15 dias, sem melhora na lesão, e com o agravante de adquirir dores epigástricas pelo uso de antibióticos e antinflamatórios.
Neste artigo, coloca-se a proposta de ampliar as possibilidades de tratamento do acidente com métodos biofísicos, em vez de medicamentos bioquímicos alopáticos, pois o uso desses não surtiu o efeito esperado inicialmente para o trabalhador em questão. O uso da hidrozonioterapia associada às essências vibracionais apresenta-se como uma forma opcional de tratamento biofísico, da ferida infectada causada por queimadura química. A hidrozonoterapia é uma terapia oxidativa, com efeitos antimicrobianos, e de debridamento e limpeza não cruentos, causando estimulação do sistema imunológico e oxigenação dos tecidos. As essências vibracionais, de acordo com o embasamento teórico aqui descrito, propõem-se a funcionar como indutores da harmonização das funções cicatrizantes do organismo. O resultado obtido com o tratamento foi a cicatrização completa da lesão infectada em apenas 05 (cinco) sessões de aplicação das técnicas no ambulatório, sem uso de medicamentos tópicos ou orais.
Palavras-chave: acidente de trabalho em lavacar, queimadura química, tratamento complementar através da biofísica, hidrozonioterapia, essências vibracionais.
ABSTRACTS
The case reported here is a typical accident at work, occurred in a comercial place to wash cars, in the city of Curitiba, in
2009. The worker suffered a chemical burning on the dorsum of his right foot, by the contact with an alkaline,