RELATIVIZANDO (DAMATTA) - RESENHA DE ANTROPOLOGIA
871 palavras
4 páginas
RELATIVIZANDO – UMA INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA SOCIALINTERPRETAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO RACIAL NO BRASIL
DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987.
Roberto DaMatta é um renomado e importante antropólogo brasileiro que desenvolveu obras de grande importância para o estudo da identidade do Brasil.
DaMatta nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, cursou sua graduação e licenciatura em História na Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962) e se especializou em Antropologia Social do Museu Nacional em 1960. Após isto, realizou seu mestrado e doutorado pelo Peabody Museum, em Harvard – EUA. Atualmente, Roberto DaMatta é professor titular da PUC-RJ e é colunista do jornal O estado de São Paulo e do O Globo.
No capítulo sete de seu livro “Relativizando – Uma introdução à Antropologia Social” (1981), DaMatta aborda alguns tópicos que considera de suma importância para a Antropologia, fazendo um levantamento histórico sobre a questão racial no Brasil, utilizando como base a evolução do pensamento social e os fatos sociais desde a colonização do Brasil por Portugal.
Em sua obra, Roberto DaMatta faz uma abordagem baseada no contexto histórico que norteou o rumo do debate racial no Brasil, desde o século passado até nossos dias atuais, identificando os pontos que contribuíram negativamente para a interpretação da questão de raças no país.
O autor trata da forma como o sistema de hierarquização social ocorrida anos atrás está intimamente ligado aos determinismos presentes nos contextos das sociedades antigas e contemporâneas, gerando dificuldade de interpretação das raças formadoras do Brasil. Dado este fato, cria-se o conceito da “fábula das três raças”, onde os elementos sociais são: o branco, o negro e o indígena. Nesta contextualização DaMatta cita a dificuldade da formação da identidade social brasileira e realiza uma comparação com a questão racial estadunidense.
De acordo com o autor, a