RELAT TIO CEREAIS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS
HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUI - UNINOVAFAPI
Curso: Nutrição
Disciplina: Técnica Dietética
Professora: Vânia Marisa Da Silva Vasconcelos
COCÇÃO DE CEREAIS
Teresina- PI, novembro 2014
Andresa Maria Cavalcante de Araújo
Bruna Moura de Carvalho
Daniela Sousa Silva
Elinayara Pereira da Silva
COCÇÃO DE ARROZ (CALOR ÚMIDO)
Teresina- PI, novembro 2014
1. INTRODUÇÃO
Cereais são alimentos de origem vegetal constituídos de grãos e largamente consumidos pelos povos do mundo todo devido a sua facilidade de manutenção e conservação, pelo seu baixo custo e seu valor nutritivo. Os principais tipos de cereais cultivados são o arroz, trigo, milho, aveia, centeio, cevada e triticale, outros tipos de cereais são o amaranto, sorgo e quinua (PHILIPPI, 2006).
Os mesmos contêm uma camada de envoltório e películas ou tegumentos que em algumas espécies como o trigo, milho separa-se do grão com facilidade, basta submetê a operação debulhar ou bater. Já em outras espécies chamadas de grãos nus, como o arroz e certas variedades de aveia, o grão não se destaca nos envoltórios (ORNELLAS, 2001).
Além de ser excelentes fontes de carboidrato e energia, contem também proteínas e vitaminas como a tiamina, riboflavina e niacina. Os que são integrais além desses nutrientes são ricos em minerais, fibras e maior teor em tiamina. Podem ser consumidas naturais como os cereais matinais, aveias etc, os cozidos como o arroz cozido e milho ou em preparações em formas de farinha como pães, biscoitos macarrão e outras massas (PHILIPPI, 2006).
Sua digestibilidade é afetada tanto pelo grau de fracionamento dos grãos quanto pelos métodos de cocção. Os grãos integrais possuem um valor menor de digestibilidade, pois possui mais celulose que é de difícil digestão, já as farinhas possuem um alto quociente de digestão. Devem ser armazenados em locais secos e bem arejados, sem receber luz solar, á temperatura