relat riodequimica materiais de laborat rio

832 palavras 4 páginas
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
DISCIPLINA: Química Geral

RELATÓRIO
NOME: Tereza Cristina da Silva Trindade
TURNO:
TÍTULO DA AULA PRÁTICA: Materiais de laboratório
DATA: / /

INTRODUÇÃO
Para a realização dos trabalhos no laboratório de forma eficaz, os cientistas fazem uso de vários instrumentos que são chamados de vidrarias e equipamentos. A maioria das vidrarias são instrumentos de vidro temperado para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. A escolha de uma determinada vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Além desses existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimentos.
1. Material de Vidro
Tubo de Ensaio: utilizado principalmente para efetuar reações químicas em pequenas escalas.
Béquer: recipiente com ou sem graduação, utilizado para preparo de soluções, aquecimento de líquidos, pesagem, deixar substâncias em repouso, etc.
Erlenmeyer: frasco utilizado para aquecer líquidos ou para fazer titulações, uma vez que, sua cônica, evita perdas líquidos por agitação.
Proveta: frasco com graduações, destinados a medidas aproximadas de volumes de líquidos.
Pipeta: equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos. Existem dois tipos de pipeta: pipeta graduada (utilizada para escoar volumes variáveis) e pipeta volumétrica (utilizada para escoar volumes fixos de líquidos).
Balão Volumétrico: recipiente calibrado, de precisão, destinado a conter um determinado volume de uma dada temperatura. Utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. O traço de aferição é uma marca no balão com a qual deve coincidir a parte inferior do menisco.
Bureta: equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos.
Permite o escoamento do líquido e é muito utilizada em titulações.
Funil: utilização na

Relacionados