RELAT RIO
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA
Arthur Luiz Klein
Relatório da Prática de Circuitos Ressonantes LC
Sistemas de Comunicações II
Professor Floriano Brenner
Data da realização da prática: 10 de junho
Data de entrega do relatório: 11 de junho
Novo Hamburgo, 2015
RESUMO Esse relatório apresenta a prática do circuito ressonante LC e seus respectivos resultados. Em uma primeira parte, foi falado da introdução, na qual se explicou o que é um circuito ressonante, quais as suas características e como ele se comporta em relação aos sinais que passam por ele. Após isso, é explicado qual é o objetivo da prática e a projeção do indutor. A seguir são relatadas as medidas mais importantes realizadas através do osciloscópio. É mostrada ainda uma tabela da relação entre a tensão Vo em relação a frequência , ou seja, o gráfico da freqüência de ressonância do circuito que foi montado. Por fim são apresentadas todas as conclusões em relação a prática realizada.
1.0 INTRODUÇÃO
Determinados circuitos manifestam o fenômeno da ressonância. Uma bobina (indutor) e um capacitor quando ligados em conjunto apresentam propriedades bastante interessantes em relação aos sinais de corrente alternada. A bobina e o capacitor formam o que é denominado de “circuito ressonante”, ou seja, um circuito que responde a sinais de determinadas frequências de um modo peculiar, chamado também de circuito sintonizado. Existem dois tipos de circuitos ressonantes LC, ou seja, formados por indutâncias e por capacitâncias, porém, o que será abordado é apenas o circuito ressonante paralelo.
Quando ligamos um capacitor em paralelo com um indutor, o circuito assim formado ressoa numa frequência que é dada pela fórmula: Fo= . A condição de ressonância é obtida para a frequência em que a reatância capacitiva (XC) é igual a reatância indutiva (XL). Neste circuito o que ocorre é que os sinais de todas as frequências que sejam