Relat Rio
As variáveis básicas da negociação
Haverá sempre três variáveis básicas que influenciaram o processo de negociação: variável do poder, do tempo e da informação. Não podemos dizer que uma é mais importante que a outra, mas sim que se complementam.
Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.
Abraham Lincoln
A variável poder em todos os momentos e em todas as situações está presente. O poder pode ser dividido em duas formas (pessoal e circunstancial) onde o pessoal é o poder do dia a dia e o circunstancial é usado de forma planejada, como exemplo na negociação. Ter o poder em mãos e saber usá-lo é primordial para a negociação sendo que o poder pessoal e o circunstancial não se separam.
O espaço se recupera, o tempo não.
Napoleão Bonaparte
Não só como um sentido puramente cronológico o tempo em uma negociação é fundamental, onde deve ser cuidadosamente analisado, pois isso afetara de forma direta todo o processo. O tempo pode favorecer tanto um lado quanto o outro dependendo das circunstâncias, poderá ser tanto quanto positivo quanto negativo para as partes envolvidas. Os negociadores podem pedir algum tempo para assim poder tomar alguma decisão concreta.
Segundo Martinelli (2012), “é comum as decisões serem tomadas próximas ao fim dos prazos”.
Algumas pessoas sentem a chuva; outras apenas se molham.
Roger Miller
A informação é algo imprescindível em todos os momentos e crucial em uma negociação, é a carta que o negociador tem na manga. Quanto melhor for a qualidade e também maior for a quantidade de informações que tivermos sobre a outra parte, produto, mercado, enfim, tudo que envolver a negociação a qual estamos inserido, mais preparados estaremos para o processo de negociação. Afinal informação também é poder.
Laís L. Silva