RELAT RIO
O CABOCLINHO 1. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Como o Bumba-meu-boi, o frevo, o Maracatu, entre outros, o caboclinho é uma manifestação folclórica. Vivenciada na região nordeste do nosso país. Observamos através de conversas com colegas de profissão, que as manifestações folclóricas não são lembradas constantemente. Poe este motivo o grupo então buscou uma forma fácil e clara de estarmos colocando o folclore Brasileiro no cotidiano de nossos alunos, através de expressões corporais, danças, músicas e principalmente por peças teatrais. Meio pelo qual o grupo busca atingir o público infantil. Sabendo-se que a criança das séries iniciais aprende com maior facilidade quando utilizamos os métodos lúdicos.
O tema desse estudo é “O caboclinho”, no qual será tratado um pouco da história dos índios do Brasil e sua importância no meio educacional.
Para desenvolvermos essa temática, foi necessário realizarmos pesquisas em meios de comunicação como: livros, jornais e web site.
Para esta temática preparamos a peça “....................................................” do autor (a) “............................................” com a finalidade de demonstrar uma manifestação folclórica Brasileira em sala de aula.
2. O SOCIOINTERACIONISMO
Para Vygotsky (1997), a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É pela APRENDIZAGEM nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. Segundo o psicólogo, a criança nasce dotada apenas de FUNÇÕES PSICOLÓGICAS ELEMENTARES, como os reflexos e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos. Com o aprendizado cultural, no entanto, parte dessas funções básicas transforma-se em FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES, como a consciência, o planejamento e a deliberação, características exclusivas do homem. Essa evolução acontece pela elaboração das informações recebidas do meio. As informações nunca