Relat Rio
Estatística Básica
Professor: Marcelo
Disciplina: Física Experimental
MARCOS PAULO DE MORAIS ARAÚJO
VITOR MANUEL AGUIAR BARBOSA MOREIRA
JULIANA TAVARES
Rio de Janeiro –RJ
Ano 2015
Processo Aleatório
Um processo aleatório é o processo repetitivo cujo resultado não descreve um padrão determinístico, mas segue uma distribuição de probabilidade.
Evento
Um evento é um conjunto de resultados (um subconjunto do espaço amostral) ao qual é associado um valor de probabilidade. Habitualmente, quando o espaço amostral é finito, qualquer subconjunto seu é um evento (i.e., todos os elementos do conjunto de partes do espaço amostral são definidos como eventos). Porém, esta abordagem não é a mais feliz quando se dá o caso em que o espaço amostral é infinito, particularmente quando o resultado é um número real. Assim, ao definir-se um espaço de probabilidade, é possível e muitas vezes necessário excluir certos subconjuntos do espaço amostral da associação a eventos
Frequência de ocorrência
Em estatística, a distribuição de frequência é um arranjo de valores que uma ou mais variáveis tomam em uma amostra. Cada entrada na tabela contém a frequência ou a contagem de ocorrências de valores dentro de um grupo ou intervalo específico, e deste modo, a tabela resume a distribuição dos valores da amostra.
Frequência Relativa
Denomina-se frequência relativa, o resultado obtido da divisão entre a frequência - o valor que é observado na população - e a quantidade de elementos da população. Geralmente é apresentada na forma de porcentagem.
Média e Desvio padrão
O desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado). Um baixo desvio padrão indica que os dados tendem a estar próximos da média; um desvio padrão alto indica que os dados estão