Relat Rio Volumetria
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
TECNOLOGIA EM PROCESSOS AMBIENTAIS
ALICE CIPRIANO
JÉSSICA JAKYBALIS
PRISCILA GOULART
RENATA SILVA
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
ANÁLISE DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
MATERIAIS E REAGENTES 4
EXPERIMENTAL 4
RESULTADOS 5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Uma técnica comumente utilizada em laboratórios de análises químicas quantitativas é a procedimento analítico de titulação, que tem por fundamentação determinar a quantidade desconhecida de um composto através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado.
A substancia de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito, e a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado (SKOOG, 2006).
O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte higroscópica, desta forma sua pesagem pode ser um motivo de erro analítico devido a sua absorção de umidade do ar, por este motivo ela é considerada um padrão secundário e deve ser padronizada com um padrão primário.
Os padrões primários são substancias caracterizadas por algumas características especificas como alto grau de pureza, massa molecular massa molecular elevada, estabilidade em relação a umidade do ar e por não perderem as propriedades químicas quando levados a dessecadores a 110 °C.
O biftalato de potássio (C8H5O4K) é um padrão primário muito usado para determinação de soluções básicas, apresenta todas as características acima citadas.
Bases fortes padronizadas são usadas para determinação de concentração de uma solução ácida.
Um indicador é utilizado de acordo com o tipo da reação química, para indicar quando a reação atinge o ponto de equivalência, momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante, ocorrendo mudança de cor da solução (SKOOG, 2006).
OBJETIVO
Esta prática tem como objetivo realizar as atividades analíticas para preparo e