Relat Rio Tempo De Rea O Humana
Resumo. Diariamente respondemos a diferentes situações repentinas sem averiguar o intervalo que levamos para reagir a elas, como atividades no transito ou mesmo em um jogo de vôlei. Para isto, realizamos um experimento que tem por objetivo a avaliação do tempo de reação humana diante de um estímulo inesperado. Para a análise foi utilizado o súbito acionamento de um interruptor que, uma vez acionado, desprendia uma régua fixada em um eletroímã para que um membro de equipe tivesse que capturá-la. O processo repetiu-se cinquenta vezes sendo tabelados os comprimentos obtidos na régua, através desses valores obtidos, foram calculados tempo, erros, medidas e unidades. Os resultados obtidos foram a média de 0,1966195s, o desvio padrão de 0,025655s, o erro da média de 0,010884, além do tempo correspondente a cada medida.
1. INTRODUÇÃO
Toda a atividade realizada pelo ser humano perante um estímulo requer um intervalo entre a percepção do ocorrido e o tempo de reação do indivíduo. Baseado neste conceito, Helmholtz (1860) realizou um estudo concluindo que o tempo de reação é o tempo que o encéfalo necessita para avaliar, transformar e redirecionar os sinais neurais antes do individuo ter consciência do significado desses sinais.
Atualmente, para a prática deste estudo, é realizada uma atividade experimental onde o indivíduo 1 captura uma régua solta sem aviso prévio do eletroímã controlado pelo indivíduo 2 e, com a distância obtida entre o zero da régua e a atual posição que se encontra o indicador do indivíduo 1, avalia-se o tempo que o mesmo levou para reagir ao estímulo.
Ainda, neste experimento, permite-se avaliar o deslocamento de um objeto baseado na queda livre proposta por Galileu em 1590 em seu tratado De Motu.
O relatório expõe sequencialmente, o material e método utilizados para a obtenção de dados, os resultados obtidos, uma análise sobre o experimento e seus resultados e, também, uma conclusão do mesmo.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1