Relat rio sobre a aula de campo realizada no Viveiro da AMCEL em Tartarugalzinho no dia 15 de maio de 2015
544 palavras
3 páginas
Relatório sobre a aula de campo realizada no Viveiro da AMCEL em Tartarugalzinho no dia 15 de maio de 2015. Objetivo
Analisar como é realizado a preparação do solo no viveiro e quais procedimentos é realizado para melhorar a produtividade do solo.
Introdução
A empresa Amapá Florestal e Celulose Ltda., pertencente ao Grupo Marubeni Corporation e Nippon Paper Industries, sediada na Av. Cláudio Lúcio Monteiro s/nº, município de Santana, Estado do Amapá, produz cavacos e biomassa de Pinus e Eucalyptus para diversos países.
A madeira utilizada provém exclusivamente de florestas plantadas próprias. O manejo de plantações florestais, desenvolvido pela AMCEL, em suas unidades distribuídas no Estado do Amapá, segue as normas e legislações nacionais e estaduais pertinentes à atividade.
Material e Métodos
O solo é preparado com tratores de pneu ou esteira que, com um subsolador rompe possíveis camadas de adensamento e impedimentos, a uma profundidade de 60 cm, nas linhas d e plantio e em nível. A fertilização na fase de preparo de solo realizada através de calagem (aplicação de calcário) e fosfatagem (aplicação de fosfato). Utiliza - se o fosfato natural reativo, oriundo de rochas sedimentares da Argélia (complexo mineral de djebel-onk) +/-29% P2O5.
O Subsolador é utilizado para preparar o solo na linha de uma distancia de 3m entre linha e planta, depois é realizada a aplicação do fosfato natural que irá enriquecer a planta nos seus primeiros seis anos, e também é aplicado herbicida (pré-emergente) que previne a criação de mato e ervas daninha. A plantação de vários clones deve ser realizada para evitar a presença de pragas e doenças que irá afetar no desempenho da planta.
O plantio da AMCEL pode ser feito de forma manual e/ou mecanizada. Operações como adubação com NPK, aplicação de herbicida pré - emergente, replantio, combate à formiga e irrigação, é auxiliar e atendem a necessidades do plantio.
A adubação de 180 kg/ha na formulação 10-0-25, e essa adubação deve ser