Relat Rio Sobre Direitos Humanos
A idéia geral de Direitos Humanos tem início com o compromisso fundamental com a dignidade, sendo este o direito inato da humanidade.
Como garantir a homens, mulheres e crianças esse direito inato? Elaborando um pensamento estratégico de como um governo democrático e um desenvolvimento econômico podem auxiliar a criação de um ambiente favorável para a proteção destes direitos.
Há muito se luta e debate sobre os Direitos Humanos, seja através de manifestações públicas ou a criação de novas leis, mas se não houver um real engajamento da sociedade global e de seus governantes, esta luta será apenas uma idéia utópica.
Em um mundo moderno, onde se tem várias comunidades, etnias e crenças diferentes umas das outras, parece ilógico pensar em Direitos Humanos, pois cada uma dessas culturas tem visões de direitos que divergem umas das outras. Um exemplo, hoje no Brasil esta em debate a Menoridade Penal, um assunto polêmico que gera discussões acaloradas aqui, mas que, em alguns países como EUA e Inglaterra já não se é debatido, pois já é uma questão cultural, menores infratores serem punidos com mais rigor por lá.
Creio que os Direitos Humanos tenham sido criados não só pra proteger o Homem, mas também para abrir um diálogo sobre assuntos que afetem de alguma maneira o cotidiano de uma sociedade, como segurança, saúde e educação.
Não podemos cair no pensamento de algumas pessoas que dizem que “Direitos Humanos só protege criminoso”, pois até mesmo o pior dos criminosos tem o direito de um tratamento igual e justo como ser humano.
Os Direitos Humanos esta aí para lutar por uma sociedade mais igualitária e proteger os cidadãos que vivem nela.