Relat Rio Serraria
Campus Experimental de Itapeva
Curso de Engenharia Industrial Madeireira
Relatório de aula prática
Laboratório de Serraria e Beneficiamento
Nome da aluna:
Gisela Carolina Neves Silva
Disciplina: Laboratório de Serraria e Beneficiamento
Docente: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tiburcio Gonçalves
Itapeva
24 de junho de 2015
1 – OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo descrever como foram as aulas ministradas pelo professor, detalhando cada setor, ferramentas e métodos utilizados na serraria durante as aulas práticas, conhecendo cada maquina e sua utilização.
2 – DESCRIÇÃO DAS AULAS
2.1 – Aula do dia 07 de maio 2015.
Nesta aula, conhecemos algumas empresas do ramo de produção de facas e serras para beneficiamento da madeira. Dessas industrias, oito delas estão localizadas na Alemanha, uma na Áustria, e apenas uma no Brasil.
Pode-se citar algumas dessas indústrias, como a Leitz, localizada em São Sebastião, no Rio Grande do Sul, Indifema, localizada em São Leopoldo também no Rio Grande do Sul, a Franzoi, localizada em Caxias do Sul, também no mesmo estado. A Leitz oferece ao mercado ferramentas corretas e a assessoria competente para todas as aplicações: para o tratamento clássico de madeira maciça, para o processamento cíclico de aglomerados e em todos os tipos de tratamentos completos na indústria, através de máquinas CNC por meio de ferramentas com material cortante de aço, estelita ou metal duro, e de diamante, que é extremamente resistente ao desgaste.
A Indifema é reconhecida por ser uma das empresas com maior experiência na fabricação de ferramentas de corte de alta precisão para madeira. Possui produtos como: Serra circulares, fresas em widea, fresas em aço, cabeçotes, facas e riscadores, brocas em aço e parafusos, b cabeçotes, facas e riscadores, brocas em aço e parafusos, brocas em widea e escariadores, fresas para tupia manual, refilador e destopador.
A Franzoi Ferramentas