Relat Rio Santos
Relatório.
Mediante a tragédia ocorrida no dia 02 de abril de 2015, o incêndio que teve início em um dos tanques de combustível no bairro da Alemoa, cidade litorânea de São Paulo, que gerou diversas explosões em tanques vizinhos chegou ao fim apenas após o uso de materiais especiais de combate a chamas e deixou um rastro de prejuízos ambientais e econômicos ainda não calculados pelas autoridades.
Resumo do incêndio
- O incêndio começou às 10h do dia 2 de abril.
- As chamas foram totalmente extintas às 10h do dia 10 de abril.
- Causas do início do fogo ainda são desconhecidas.
- Fogo atingiu seis tanques.
- Tanques estavam carregados com combustíveis.
- Acesso ao Porto foi restringido e liberado somente no dia 10 de abril quando o incêndio foi totalmente eliminado.
Até o dia 06 de abril (segunda-feira), cerca de seis bilhões de litros de água do mar foram usados para combater as chamas. Como parte da água é poluída e devolvida para o mar, estudos já apontaram que o incêndio é responsável por uma alta taxa de mortalidade de peixes na região afetada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã de segunda-feira foram jogados 75 mil litros d'água por minuto para combater as chamas. Cerca de 14 quilômetros de mangueiras conectadas retiram a água do mar que é despejada no local. Atualmente, 118 homens do Corpo de Bombeiros, mais 80 trabalhadores do plano de auxílio, tentaram conter o fogo.
Segundo a administração municipal, dois novos produtos foram utilizados no combate ao incêndio em Santos. Trata-se do cold fire (Cold Fire é um agente supressor de incêndio, amigável ao meio ambiente, especialmente desenhado para extinguir incêndios classe A, B e D. Cold Fire tem um rápido efeito de resfriamento, o qual promove rápida extinção do fogo, prevenção da reignição, e encapsulamento dos hidrocarbonetos. O produto é seguro de estocar, lidar e usar, não deixando nenhum resíduo. Além de amigável ao meio ambiente, é não tóxico, não corrosivo, e