Relat rio Sala S o Paulo 2015
Osasco – 2015
RELATÓRIO
Visita Monitorada a Sala São Paulo
Caroline Silva da Fonseca
Professor Rodrigo – Design de Interiores
Sala São Paulo
Considerada a melhor e mais moderna sala de concertos da América Latina, foi inaugurada em 1999, na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana (1938). Foi construída, onde antes havia um antigo jardim interno, em um dos grandes halls existentes na atual Estação Júlio Prestes.
Na decoração dos grandes halls da edificação, observamos a forte referência à arquitetura europeia e estilo neoclássico com tons neutros, e memória dos tempos áureos da política cafeeira, como por exemplo, no hall principal e no foyer foi aplicado à mão ladrilhos português com desenho da flor do café, assim também vemos nas colunas em estilo grego com detalhe da flor do café e seus ramos.
Na estação das artes, um amplo salão retangular pertencente à sede da Fundação Osesp, com janelas e portas de vidro especial bloqueando o ruído oriundo da plataforma de trem, preservou a arquitetura antiga do edifício, o espaço abriga em suas extremidades dois vitrais originais produzidos pela Casa Conrado na década de 30. Os painéis remetem à fartura da época cafeeira e à construção da ferrovia, também fazendo referência europeia com desenho de divindades gregas representando o homem paulista do futuro.
Um edifício monumental, mas parcialmente inacabado devido a crises financeiras mundiais, foi escolhido para se transformar na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O projeto de restauro foi concebido para adequar o espaço ao novo uso cultural e preservar a arquitetura original. O grande hall da estação foi escolhido porque suas dimensões são similares às salas de concerto do século XIX, ou seja, é moldado de acordo com estilo Shoebox (caixa de sapato, com o comprimento igual ao dobro da largura). Especialistas consideram esse estilo de construção o melhor para salas de concerto, como é o caso das salas de Boston,