Relat Rio Quimica
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO
PRÁTICA 1: MEDIDA MASSA E VOLUME
LUCIMARIO ALVES PEREIRA
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
03 DE ABRIL DE 2015
QUÍMICA TECNOLÓGICA E APLICADA
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO
PRÁTICA 1: MEDIDA MASSA E VOLUME
LUCIMARIO ALVES PEREIRA
Relatório referente a aula prática: Medidas De Volume E Massa, do Curso de Engenharia Civil,
Disciplina de Química, Turma 01 Noturno, 1° semestre,
Professora Fernanda.
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
03 DE ABRIL DE 2015
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A exatidão de uma medida está relacionada com seu erro absoluto, isto é, com a proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza.
A precisão por outro lado, está relacionada com a concordância das medidas, ou seja, quanto maior a dispersão dos valores maior a precisão.
Sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erro a ela inerente. O erro de uma medida pode ter origem em diversas fontes como o aparelho utilizado, o objeto, o operador etc. Em uma medida exata, os valores encontrados estão muito próximos do valor verdadeiro. A precisão refere-se a quão próximas, diversas determinações de uma medida estão entre si. Medidas podem ser precisas sem serem exatas, devido a algum erro sistemático. O ideal é que as medidas sejam precisas e exatas. A precisão de uma medida pode ser melhorada aumentando-se o número de determinação e fazendo o valor médio das mesmas.
A medida do volume de líquidos é feita em aparelhos graduados ou volumétricos e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. A vidraria calibrada deve estar adequadamente limpa para evitar que parte do líquido fique aderido nas paredes e não deve ser seca em estufa a temperatura elevada, para que não fique descalibrada, pois o coeficiente de dilatação volumétrico do vidro é diferente do coeficiente de contração.
A medida da massa dos materiais e reagentes é feita através de uma