RELAT RIO QUIMICA LEI DE BEER
FILIPE DOS SANTOS SOUZA
GABRIEL FRANCISCO
JOÃO VICTOR ALMEIDA
ALINE DE OLIVEIRA
NICOLE GONÇALVES DOS REIS
LEI DE BEER
Itajubá
2011
RESUMO
Esse experimento foi feito com o objetivo de visualizarmos a lei de Lambert-Beer. Nele, primeiramente foi utilizado um espectrofotômetro para determinar as transmitâncias de uma concentração 0,002 g/L de solução azul de metileno em diferentes comprimentos de onda e com isso fazer o cálculo da absorbância. Além disso, obtendo-se o comprimento de onda com maior absorbância, foram determinadas as diferentes absorbâncias para diferentes concentrações da mesma solução.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 MATERIAIS E MÉTODOS 5
2.1 MATERIAIS 5
2.2 MÉTODOS 5
2.2.1 CALIBRAÇÃO DO ESPECTOFOTÔMETRO 5
2.2.2 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA IDEAL 6
2.2.3 MEDIDA DA TRANSMITÂNCIA EM OUTRAS CONCENTRAÇÕES 6
3 RESULTADOS 7
4 GRÁFICOS 10
5 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é uma técnica analítica que avalia a capacidade das substâncias de absorverem luz em comprimentos de onda específicos. A medida da luz absorvida permite inferir sobre a concentração do soluto em determinada solução. Portanto, qualquer composto desconhecido pode ser identificado por meio de seu espectro.
As leis de Lambert-Beer são o fundamento da espectrofotometria. Separadamente, a lei de Lambert nos diz que “A intensidade da luz emitida decresce exponencialmente à medida que a espessura do meio absorvente aumenta aritmeticamente”. E a lei de Beer diz que “A intensidade de um feixe de luz monocromático decresce exponencialmente à medida que a concentração da substância absorvente aumenta aritmeticamente”.
Na lei de Lambert-Beer se verifica uma relação linear entre absorbância ou densidade ótica e concentração e uma relação logarítmica entre transmitância e concentração.
Por meio de um instrumento chamado espectrofotômetro é possível registrar dados de absorbância ou