Relat rio qu mica Ponto de ebuli ao
INTRODUÇÃO
O ponto de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão externa ou pressão atmosférica. Devido aos pontos de ebulição depender da pressão externa, aquele geralmente especificado para uma substância é o ponto de ebulição normal, definido como a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão atmosférica, ou seja, pressão padrão. (RUSSEL, 1994)
Se um líquido for aquecido a uma temperatura suficientemente elevada, a tendência ao escape de suas moléculas torna-se tão grande que ocorre a ebulição. A ebulição consiste na formação de bolhas de vapor (gás) no corpo do líquido. (RUSSEL, 1994)
A água entra em ebulição a uma temperatura menor no topo de uma montanha do que se estivesse sendo aquecida ao nível do mar, porque, quando aquecida no topo da montanha, a pressão de vapor da água atinge a pressão atmosférica em uma temperatura mais baixa. (RUSSEL, 1994)
A filtração é o processo de separação do precipitado do meio em que se processou a sua formação. A maneira como é feita a filtração dependerá do tratamento a que o precipitado será submetido na fase seguinte (secagem ou calcinação). (BACCAN, 2001)
Um dos utensílios mais utilizados para a técnica de filtração são os cadinhos de porcelana, onde possuem como fundo uma camada porosa obtida por sinterização de vidro moído. Essa placa porosa fica soldada ao cadinho e possui porosidade variável, de classificação de números do 1 ao 4. O de número 1 possui a porosidade maior e o de número 4, possui porosidade menor. (BACCAN, 2001)
1
2. MATERIAL E MÉTODOS
2.1. Técnicas de determinação do ponto de ebulição
Montou-se um aparato muito semelhante ao utilizado para determinar o ponto de fusão. Porém, na parte inferior do termômetro, prendeu-se com um elástico um tubo de ensaio, onde em seguida, pipetou-se 1 mL de água destilada. Ainda dentro do tubo de ensaio, soltou-se um capilar de aproximadamente 5 cm, com sua parte fechada virada para cima.