Relat rio Pr tica 5
Laboratório de Física I
Relatório da Prática # 5
Confirmação da primeira lei do movimento de Newton e noções sobre forças de atrito
Nome: Gean Nepomuceno Borlot
Matrícula: 201510444011
Professor: Dr. Roberto Magnago
Introdução:
Neste trabalho prático temos como objetivo, discutir e comprovar a 1ª lei de Newton, do movimento. Observar e concluir que a força é a resultante para modificar o estado ou movimento de um corpo, além de, comprovar e comparar resultados entre atrito estático e cinético, a fim de que se classifique as forças de atrito.
Desenvolvimento Teórico:
Como base para a prática temos que entender a 1ª Lei de Newton, que é conhecida como princípio da inércia e saber a diferença entre atrito cinético e estático.
“Se exerce uma força resultante nula sobre um corpo, esse permanecerá por inércia, em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Por exemplo: se lançamos uma bola sobre uma mesa perfeitamente polida (sem atrito), ela continuará se movimentando em movimento retilíneo uniforme.”
Materiais Utilizados:
Um dinamômetro de 2N
Um corpo de prova de madeira
Um anel com fio de poliamida
Desenvolvimento do Experimento:
Executa-se a montagem do experimento deixando a face do corpo de prova em contato com a mesa. Logo após aplica-se uma força afim de que se observe o movimento da peça, deve-se fazer o procedimento com a face lisa e depois com a face esponjosa.
Logo, para se saber o coeficiente de atrito estático com a superfície esponjosa, devemos aplicar a fórmula, =, mas =, então:
N = m*g
N = 0,154*9,8
N = 1,5N, portanto: = = 0,38
E para a superfície lisa, temos que: = = 0,39
Resultados e Discussões:
Assim a ocorrência de movimento só se dará após a aplicação de certa força, que é apresentada em duas tabelas, a primeira para a face esponjosa e a segunda para a lisa.
Superfícies em contato: tampo da mesa e esponja.
Forças aplicadas(N)
Ocorrência de movimento (sim ou não)
0,2
Não
0,4
Não
0,6
Sim
0,8
Sim
1,0
Sim