Relat rio Pr tica 1
ALISSON CÉSAR COSTA FERNANDES
ANA LAURA PEREIRA DE SOUZA
DOUGLAS CRUZ DE OLIVEIRA
LUCAS VARJÃO ALVES
PRÁTICA 1 – CURVA CARACTERÍSTICA DO DIODO
UBERABA - MG
2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
ALISSON CÉSAR COSTA FERNANDES
ANA LAURA PEREIRA DE SOUZA
DOUGLAS CRUZ DE OLIVEIRA
LUCAS VARJÃO ALVES
PRÁTICA 1 – CURVA CARACTERÍSTICA DO DIODO
Relatório apresentado a Universidade de Uberaba - Uniube, para a disciplina de Sistemas, Instalações e Equipamentos Eletrônicos e de Comunicação I. Turma 22.
Professor: Robson Borges Rodrigues
UBERABA - MG
2015
1. OBJETIVOS
Com o uso do software Proteus, foi elaborado o circuito elétrico da figura abaixo com o intuito de analisar cinco diodos diferentes.
Figura 1- Circuito de teste do diodo
Durante a simulação do circuito, variar a resistência RV1 de 0 a 100% e anotar numa planilha a tensão e a corrente lida pelo voltímetro e amperímetro que foi gerada em cada diodo com a variação da resistência RV1. Após isso montar a curva dos diodos em teste com os pontos de tensão e correntes obtidos na simulação no Proteus.
Resumindo, tal prática tem como intuito, conhecer o comportamento do diodo semicondutor de junção através do levantamento da curva característica de vários componentes.
2. EXPERIMENTOS
2.1 Experimento 1 - Diodo retificador
Analisamos que o diodo suporta até -50,4V, após essa tensão ele rompe. Aplicando tensão na mesma polarização do diodo, ele retifica a corrente alternada para meia onda contínua. Agindo como uma chave fechada pra positiva e aberta pra negativa.
2.2 Experimento 2 – Diodo sinal
Analisando o gráfico do experimento 2, pode-se dizer que o diodo rompe quando a tensão de pico reversa de 75,4V é atingida. No primeiro quadrante ele conduz funcionando como uma chave fechada, já no terceiro quadrante ele funciona como uma chave aberta.
2.3 Experimento 3 – Diodo Zener de 5W
Observando o gráfico