Relat Rio Potenciometria PH E Indicadores
1412 palavras
6 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHACURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
ANÁLISE QUÍMICA II - POTENCIOMETRIA
]
pH E INDICADORES
Fernanda Maurer Schmitt, 12
Gustavo Timm Couto, 16
Turma 1412
Professor: André Viegas
NOVO HAMBURGO, 12 de março de 2015.
INTRODUÇÃO
Indicadores de pH são substâncias orgânicas que permitem verificar a variação do pH do meio através da mudança gradual de coloração dentro de uma faixa estabelecida, conhecida como zona de transição. Por possuírem caráter fracamente ácido ou básico, podem apresentar dupla coloração. Dessa forma, deve-se escolher o indicador adequado para o valor de pH do meio, previamente deduzido através de cálculos estequiométricos, de modo que se obtenha uma análise efetiva. Em valores próximos de pH, alguns indicadores apresentam pouca variação em sua coloração no meio, o que dificulta a leitura do valor exato. A modificação do pH do sistema através da adição de substâncias é evidenciada pela alteração da coloração do indicador. O método ainda pode apresentar causas de erro como leitura equivocada do valor de pH ou adição de indicador inadequado, não correspondente com o pH do meio.
Os procedimentos realizados permitiram observar os aspectos citados, pois embora a escolha dos indicadores tenha sido realizada baseada em cálculos de pH previstos, alguns dos resultados de pH apresentaram valores um pouco inconclusivos devido a coloração estar entre duas faixas. Também, a adição de cinzas e o borbulhamento de CO2 fizeram com que houvesse uma alteração na coloração do indicador no meio.
METODOLOGIA
O procedimento foi realizado com a utilização de soluções de HCl 0,1N e NaOH 0,1N, que foram diluídas gradativamente em água (0,5 mL de solução para 4,5 mL de água) em baterias de 7 tubos de ensaio para cada solução. Os valores de pH de cada amostra foram verificados com indicadores mistos de faixa entre: 0-5, 4-10 e 9-13. A escolha do indicador para cada pH do meio das amostras foi