Relat rio nitrogenio e amonia
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA II
NITROGÊNIO E AMÔNIA
ALEXIA OBERDIEK
ANA CAROLINA HOFF DE ROSA
LAURA CAVALHEIRO BRIZOLA
MIRELLA KLEIN RECH
Turma: 1211 - Grupo: 4
Profº: Simone Borges Rempel
Auxiliar de Ensino: Felipe Laux
Novo Hamburgo, 14 de julho de 2015
OBJETIVOS
A prática referente à amônia tinha como objetivo principal objetivo determinar o pH do gás amoníaco através da utilização de papel universal e papel tornassol vermelho, calcular a velocidade de reação entre dois gases e observar a formação de sais complexos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A amônia, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, é um gás tóxico, corrosivo na presença da umidade, inflamável, incolor, com odor muito irritante e altamente solúvel em água. Pode ser obtida em laboratório aquecendo-se um sal de amônio com hidróxido de sódio, segundo a reação:
NH4Cl + NaOH → NaCl + NH3 + H2O
O processo de produção industrial para sua obtenção, chamado de Haber-Bosch, é feito a partir da reação entre os gases nitrogênio e hidrogênio:
N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)
Amônia é um produto muito versátil e possui uma grande quantidade de aplicações, é muito utilizada, como agente refrigerante, em unidades de refrigeração industrial; na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, sais de amônia e uréia, além de fertilizantes contendo superfosfato e nitrogerantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia. A indústria petroquímica utiliza amônia anidra para neutralização de ácidos constituintes de óleo cru para proteger da corrosão equipamentos tais como: borbulhadores, pratos de torres de destilação, trocadores de calor, condensadores e tanques de armazenamento. A amônia é usada na extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus minérios. Um dos processos de fabricação de acido nítrico, é a oxidação de amônia para óxido nítrico o qual posteriormente, é