RELAT RIO NELSON
JHENIFFER NAYARA ANGELO GUIMARÃES
FARMACOTÉCNICA II
AULA PRÁTICA 1 – XAROPE DE IODETO DE POTÁSSIO
ARIQUEMES-RO
2015
JHENIFFER NAYARA ANGELO GUIMARÃES
FARMACOTÉCNICA II
AULA PRÁTICA 1 – XAROPE DE IODETO DE POTÁSSIO
Ariquemes - RO
2015
INTRODUÇÃO
Os xaropes são preparações farmacêuticas aquosas, límpidas, que contém um açúcar, como a sacarose, em concentração próxima da saturação. Eles apresentam duas vantagens correção de sabor desagradável do fármaco e conservação do mesmo na forma farmacêutica de administração. Os xaropes podem ser medicinais ou edulcorantes. (Vieira, 2007). O iodo é pouco absorvido quando aplicado à pele. Por via oral, as soluções de sais de iodeto são convertidas em iodo que é transportado e se concentra na glândula tireoide; o restante é eliminado pela urina e pequena quantidade aparece nas fezes, saliva e suor. É excretado no leite e atravessa a barreira placentária. (Vieira, 2007)
O Iodeto de Potássio é um sal branco cristalino de fórmula química KI, usado em fotografia e tratamento radioterápico. Encontra larga aplicação como fonte de iodo por ser menos higroscópico que o iodeto de sódio, tornando-o mais fácil de manipular. KI pode tornar-se amarelo sob aquecimento ao ar ou por exposição ao ar úmido por longos períodos, por causa daoxidação do iodeto a iodo. (Vieira, 2007).
O xarope de Iodeto de Potássio é indicado em todos os estados a que se impõe um efeito mucolítico direto sobre as secreções brônquicas, bronquite, asma brônquica, efisema, bronquiectasia. Como expectorante e antitussígeno. Também usado como tratamento adjuvante em cistite fibrosa, sinusite crônica. Em regiões onde o iodeto é pouco obtido através de dieta, iodeto é completamente eficaz contra o hipotireoidismo. Apenas pequenas doses são necessárias. (Vieira, 2007).
OBJETIVO
Obter técnica e aprimorar preparo na manipulação de xarope de Iodeto de