Relat Rio Microbio
Meios de cultura, autoclave, esfregaço e coloração de Gram.
Preparo do meio de cultura
Introdução: O meio de cultura é uma preparação química de nutrientes para que se possa cultivar microrganismos e fazer com que se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise. Os meios de cultura utilizados nesse experimento foram:
Ágar Macconkey – é um meio que permite o crescimento de bactérias Gram negativas e inibe o crescimento de Gram positivas, devido a sua concentração de sais biliares.
Ágar CLED- Usado para isolamento e quantificação de microrganismos presentes em amostras urina. A deficiência de eletrólitos inibe o véu de cepas de Proteus.
Ágar nutriente- conservação e manutenção de culturas em temperatura ambiente, como método opcional para os laboratórios e observação da esporulação de espécies de bacilos Gram positivos.
Objetivos: Conhecer alguns tipos de meios de cultivo, visando à utilização dos mesmos na rotina laboratorial no reconhecimento de um tipo de bactéria.
Procedimento: Foi calculado quanto do pó de meio de cultura iria ser utilizado. Adicionou-se 500 mL de água destilada para que o ágar se dissolvesse e em seguida a mistura foi velada com algodão e papel craft, para que se pudesse coloca-la na autoclave (15min) para sua esterilização. Dando seu tempo, foi feita a distribuição do líquido em placas de petri perto do bico de Bunsen aceso, para que o líquido ficasse livre de qualquer contaminação. Por último, foi fechada as placas de petri e esperou um determinado tempo para que o líquido endurecesse.
Conclusão: Cada bactéria apresenta características específicas que podem ser utilizadas para a sua identificação e os meios de cultura diversos são utilizados para isso, determinando qual tipo de bactéria se está trabalhando.
Autoclave
Introdução: É um aparelho utilizado para esterilizar artigos através do calor úmido sob pressão, inventado pelo auxiliar de Louis Pasteur.
Objetivos: Aprender como funciona e