Relat rio Materiais Constru o Civil
Relatório: Tintas
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Pedro Vale
Carlos Eduardo Rocha, José Filipe Aprígio de Sousa, Lílian Sousa de Castro e
Wesley Monteiro de Oliveira
Fortaleza, 2015.
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo a análise e descrição de um material manuseado na construção civil, que tem como objeto de estudo desta pesquisa a utilização da tinta, como cumprimento de componente curricular da disciplina de
Materiais de Construção, ministrada no curso de Edificações pela Faculdade de
Tecnologia Apoena, durante o período 2015.2.
Neste apresentaremos os modos de aplicação, definições e as características dos principais tipos de tintas possibilitando assim uma melhor forma de compreensão acerca de sua importância para o trabalho na construção civil.
As tintas são materiais usualmente líquidos ou em pó solúvel, os quais são formados por veículo, pigmentos, solventes e aditivos, ou seja, é uma composição líquida que pigmentada se torna em uma película sólida quando aplicada. Ela tem a função básica de proteger e aformosear as superfícies contra a ação do sol, chuva, maresia e diversos outros agentes.
Atualmente as tintas são fabricadas com as mais diferentes finalidades, são elas: luminescentes, resistentes ao calor, à prova de fogo, inibidores ao ataque de fungos, bactérias, algas e outros organismos.
DEFINIÇÃO DE TINTA E VERNIZ
A tinta é considerada como uma mistura estável de uma parte sólida (que forma uma película aderente à superfície a ser pintada) em um componente volátil (água ou solventes orgânicos).
Uma terceira parte chamada de aditivos, embora representando uma pequena percentagem da composição, é responsável pela obtenção de propriedades importantes tanto nas tintas quanto no revestimento. Sendo a quarta parte chamada de pigmento, que conferem a coloração desejada.
A tinta é uma preparação, o que significa que há uma mistura de vários insumos na sua produção. A combinação dos elementos sólidos e voláteis