Relat rio LABMAT 1

1052 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO TECNOLÓGICO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

AUGUSTO LIMA
FABRÍCIO NETTO
GRACILIANO COSTA
HENRIQUE FIOROT ASTOURES
LIRIELLY RUELA VITORUGO
RAIANE LECCHI CALIMAN

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO LABORATÓRIO DE TRIBOLOGIA, CORROSÃO E MATERIAIS “TRICORRMAT”

VITÓRIA
2015
INTRODUÇÃO
O documento a seguir apresenta o relato do que foi visto na visita ao laboratório TRICORRMAT (Laboratório de Tribologia, Corrosão e Materiais), localizado no CT-IV na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) onde foi possível observar três tipos de ensaio e suas peculiaridades. São eles: Ensaio de impacto, ensaio de dureza e o ensaio de tração. Todos estes ensaios foram realizados por um técnico especializado e todos os resultados obtido e observados de cada ensaio serão detalhados a seguir.

ENSAIO DE IMPACTO
O ensaio de impacto consiste em submeter um corpo de prova entalhado, padronizado, a uma flexão provocada por impacto por um martelo pendular; este tipo de ensaio permite determinar a energia utilizada na deformação e ruptura do corpo de prova, que é a medida da diferença entre a altura inicial do pêndulo h e a altura máxima atingida após a ruptura do corpo de prova h'. Quanto menor for a energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material àquela solicitação dinâmica.

Figura 1 - Equipamento para o Ensaio de Impacto
O ensaio de impacto é largamente utilizado na avaliação do comportamento frágil dos materiais, porém, a significação e a interpretação são limitadas; por essa razão, o ensaio deve-se restringir à comparação de materiais ensaiados nas mesmas condições.
Os componentes das tensões triaxiais presentes no corpo de prova durante o ensaio não podem ser medidos satisfatoriamente porque dependem de diversos fatores; dessa maneira, não é possível relacionar a energia absorvida pelo corpo de prova com o comportamento do metal a um choque qualquer, o que somente aconteceria se a peça inteira fosse ensaiada nas

Relacionados

  • Redes
    11964 palavras | 48 páginas