Relat Rio Jaqueline Almeida 2 E
Relatório como requisito parcial do III trimestre da disciplina física, solicitado pelo professor Wilson Fábio Bispo.
Estudante: Jaqueline Almeida 2º E
Santa Inês – BA
Março – 2015
Introdução:
Foi realizado um experimento no qual coloca-se dois copos de plásticos idênticos. Um dos copos está inteiramente cheio de água, e o outro vazio. Acedendo um fosfóro e pondo um copo por vez em contato, somente o que está vazio queima e começa a derreter. Observação indica que apenas o vazio terá energia suficiente para entrar em processo de combustão. Mas qual a explicação lógica para esse fenômeno?
Desenvolvimento:
A partir das observações feitas no experimento, quando um copo derrete pelo fogo e o outro que está com água não derrete, foi obtida a seguinte explicação:
A água é uma substância formada pelos átomos de hidrogênio e oxigênio, que se combinam na forma . O átomo de oxigênio é extremamente eletronegativo, ou seja, ele atrai “para si” os elétrons da ligação covalente, fazendo a molécula ser extremamente polar. Essa polaridade irá refletir nas ligações intermoleculares: moléculas extremamente polares como a água se unem por meio da chamada ponte de hidrogênio (ou ligação de hidrogênio). Essa ligação é extremamente forte e afetará diretamente o valor do calor específico da água, que é a quantidade de calor que um grama de uma substância recebe ou cede para que sua temperatura se altere de 1oC. A ponte de hidrogênio proporcionam um outro local em que o calor pode ser armazenado como energia potencial de vibração, até mesmo em baixas temperaturas.
Resulta então que o calor específico da água líquida é alto: cerca de a 4°C. Isso significa que para esquentar uma dada quantidade de água é necessário uma grande quantidade de calor.
É bom explanar que o copo que tinha água, a água pode aumentar sua temperatura consideravelmente, já que o calor vai para a água e não para o copo.
Conclusão:
Então ao