RELAT RIO IE
JULIANA PORTELA DA SILVA
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
São Paulo
2015
Relatório – As dificuldades que os empresários brasileiros sentem para internacionalizarem seu negócio
Os empresários brasileiros se deparam com diversas barreiras ao pensarem em internacionalizar seus negócios, eles precisam lidar com uma burocracia complexa, problemas de infraestrutura, sem contar a falta de experiência em negócios internacionais. Além desses fatores o crescimento da economia interna no início do século fez com que muitos empresários brasileiros usassem isso como desculpa para deixarem a internacionalização de lado.
Segundo dados do Banco Mundial o Brasil está no ranking entre as 10 maiores economias do mundo, porém em termos de comércio internacional, o mesmo ocupa uma posição nefasta. O país obteve forte investimento estrangeiro (de fora para dentro), mas quando se trata do sentido oposto há muito que se melhorar ainda.
Os brasileiros também possuem muitas percepções em relação à internacionalização, mas que na verdade não condizem com a realidade, segundo o artigo de Harvard Business Review (As verdades de ontem e as realidades de hoje: uma nova mentalidade global para as empresas brasileiras).
A primeira percepção destacada no artigo é de que os brasileiros pensam que primeiro é necessário crescer internamente para depois expandir seus negócios para então atingir o sucesso internacional, porém a realidade não é bem essa. Os autores apontam que cada vez mais é necessária a expansão internacional para uma boa colocação no mercado nacional, pois uma organização que opera no exterior é bem vista em seu país.
A segunda percepção é de que as organizações brasileiras devem atingir primeiro o sucesso em seu território para depois se internacionalizarem. Primeiramente abrangem os países em desenvolvimento mais próximos e depois vão elevando essa escala aos poucos para os países mais distantes. Essa é a percepção que se tem não somente