Relat Rio Fisica 4
Objetivos
A prática realizada em laboratório teve como principais objetivos a analisar o período de oscilação do pêndulo em função da massa e do período de oscilação do pêndulo em função do comprimento, além de determinar a aceleração da gravidade G.
Prática 2 – Oscilações
Introdução
Para compreendermos melhor o experimento realizado, antes devemos ter em mente o que vem a serem oscilação e o que vem a ser um pendulo simples.
Temos a definição de oscilação como sendo uma variação periódica de um estado físico que se propaga na matéria ou no espaço.
Quando o movimento de um corpo descreve uma trajetória, e a partir de certo instante começa a repetir esta trajetória, dizemos que esse movimento é periódico. O tempo que o corpo gasta para voltar a percorrer os mesmos pontos da trajetória é chamado de período. No nosso cotidiano existem inúmeros exemplos de movimento periódico, tais como o pêndulo de um relógio ou um sistema massa - mola, quando uns desses conjuntos descrevem um vai e vem em torno das suas posições de equilíbrio.
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Prática - 3 - introdução ao uso de osciloscópio
Conclusão
Com a realização do experimento foi possível promover ao aluno a familiarização com o manuseio e ajuste do osciloscópio, bem como conhecimento do princípio de funcionamento do mesmo e utilização para medir tensão, período e frequência.
Ao término da nossa experiência podemos concluir que as formas de onda