Relat Rio Experimental
Interferências do Comprimento
Diego Vinicius Santos Barreto¹; Ricardo Batista Gonçalves¹.
1- Bacharel de zootecnia no instituto federal Câmpus Santa Inês
Santa Inês - BA
Julho 2013
BACHARELADO EM ZOOTECNIA
Relatório Experimental Pêndulo e Gravidade.
Docente: Wilson Fábio
Curso: Bacharelado em Zootecnia Turma: 2012.2
Disciplina: Física Aplicada à Zootecnia
Discentes: Diego Vinicius Santos Barreto e Ricardo Batista Gonçalves Período: 2º Semestre
Relatório solicitado pelo professor Wilson Fábio, docente da disciplina de Física Aplicada à Zootecnia como método avaliativo para o 2º semestre.
Santa Inês - BA
Julho 2013
1. RESUMO
Este experimento tem como objetivo estudar até quanto o comprimento do pêndulo afeta o seu período de oscilação. Desta forma, permitindo calcular a aceleração da gravidade atuante na esfera.
2. INTRODUÇÃO
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, um objeto metálico de massa m, a extremidade superior é em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico. Um pêndulo é largado de uma determinada altura, medindo-se a sua velocidade linear quando passa pela posição mais baixa. Este procedimento é repetido para diferentes alturas. Considere-se um pêndulo simples.
Utilizou-se uma esfera metálica com massa de 0,008 kg, um fio de sede, um cronômetro, um cano como haste, preso entre duas paredes, e durapox para fixar um fio de seda na esfera.
A esfera do pêndulo foi solta de certa altura, mediu-se em tempo 10 oscilações completas com um cronômetro,