Relat Rio Experimental De F Sica Corrigido
União de faculdades de Alagoas
Engenharia II
Alex Agra
Carlos Henrique
Dênisson Santos
Everton Luiz
Flávio Ferreira
José Felipe
COEFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO
Maceió - AL
2014
Alex Agra
Carlos Henrique
Dênisson Santos
Everton Luiz
Flávio Ferreira
José Felipe
COEFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO
Relatório elaborado para a disciplina de física sob a orientação do professor Msc. João Carlos Ribeiro Omena como requisito parcial para obtenção de reforço para primeira nota do 4º trimestre.
Maceió - AL 2014
1. INTRODUÇÃO
O seguinte relatório trata-se de uma experiência feita em sala de aula sobre atrito, mais precisamente, sobre coeficiente de atrito estático que é determinado a partir de dados experimentais. Pode-se dizer que o atrito é a força que acontece quando dois corpos entram em contato e quando há tendência de movimento, ou seja, causada pela fricção dos corpos. A força de atrito estático é a força que opõe-se ao objeto antes que ele comece a entrar em movimento.
2. OBJETIVO
Este relatório tem como principal objetivo mostrar o experimento feito em sala de aula para calcular o coeficiente de atrito estático. Para isso, usamos métodos simples, porém eficientes, usando materiais de baixo custo que são usados no dia a dia dos alunos.
3. METODOLOGIA
Materiais e equipamentos usados no experimento.
- Balança de precisão
- Régua de 30 cm
- Anel de dedo feito de metal inoxidável
- Caderno de capa dura
- Superfície plana (chão)
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para acharmos os valores que serão usados para calcular o coeficiente de atrito, inicialmente foi medido o peso do anel de aço inoxidável na balança de precisão e encontramos o valor de massa = 0,0049 kg. Após medirmos a massa do anel, levamos o caderno ao chão e colocamos o anel sobre a capa, regulamos a altura da capa até o anel ficar na iminência