Relat Rio Ex
Breno Teruo Okamoto, ra: 164967
Pedro Rodrigues Campana, ra: 175938
Vitor Hugo de Oliveira Mello, ra: 178461
Grupo 07 Turma B
Relatório do experimento 11
Cinética Química
Campinas
2015
Introdução
A cinética química dos processos químicos ou biológicos tem grande importância no entendimento da natureza, na previsão de catástrofes e no gerenciamento das atividades humanas em todas as áreas do conhecimento. Em muitos estudos, trabalhos científicos são explicados por meio da cinética química. Ela está relacionada com a rapidez de ocorrência de um processo químico.
Numa dada equação química, a velocidade da reação está relacionada com os coeficientes estequiométricos, que são sempre positivos. A velocidade da reação é dada pela derivada da concentração do reagente/produto, onde a derivada representa a taxa de variação da concentração da substância envolvida na reação (reagentes ou produtos). Para os reagentes, a velocidade tem valor negativo, pois a concentrações diminuem com o passar do tempo. Já para os produtos, a velocidade tem valor positivo, uma vez que as concentrações vão aumentando.
Vários fatores podem alterar a velocidade das reações, como a temperatura e a concentração dos reagentes.
Objetivo
Nesse experimento, o objetivo será observar a influência da concentração dos reagentes na velocidade da reação. Também, a influência da temperatura na velocidade. Para isso, serão determinadas as velocidades de uma determinada reação, com diferentes concentrações e temperaturas.
Procedimento
No experimento 11, estudo da cinética química, dividiu-se o procedimento em três partes, a primeira parte estudou o efeito da concentração do iodeto na velocidade da reação, a segunda estudou do efeito da concentração de persulfato na velocidade da reação e terceira estudou o efeito da temperatura na velocidade da reação, sendo que as três partes foram feitas em duplicata. O grupo 07 ficou responsável pela realização da primeira parte do