Relat Rio De F Sica A 1 1
2. Objetivos do experimento
O objetivo do experimento era de colocar o sistema de pesos, cordas e roldanas em perfeito equilíbrio, mesmo variando a disposição dos pesos.
3. Esquema da montagem
Foi montado um pequeno pedestal, no seu topo um disco que tinha 3 roldanas que se movimentavam pela sua circunferência, um outro disco com os ângulos da circunferência foi acoplado no disco, para visualização dos ângulos, foi pego 3 linhas e as amarradas em um ponto só, passado as linhas pelas roldanas e amarrado os pesos nelas.
4. Sequencia Experimental
5. Ajustes e dificuldades encontradas
6. Dados medidos
Para esta experiência foram utilizados 6 peças com massa = 0,5N (cada), enumeradas como M1, M2, M3, M4, M5, M6; 3 cordas de 30 cm de comprimento.
As massas foram amarrados nas cordas em uma extremidade e pendurados nas roldanas, e na outra extremidade foram as 3 cordas unidas. No primeiro teste com 1 peso em cada extremo da corda, as massas foram separadas à 120° de distância.
Para o segundo experimento foi acrescentado uma massa a mais em uma das pontas, tirando o conjunto do equilíbrio, para que o conjunto voltasse ao equilíbrio foi necessário reduzir o ângulo entre as massas que continuaram com 1 elemento.
No terceiro experimento foi acrescentada uma massa em mais um ponto, deixando duas cordas com duas massas e uma corda com uma massa, para retornar ao equilíbrio deve-se afastar as massas como no diagrama abaixo.
O quarto experimento volta a ter o mesmo número de massa em todas as extremidades das cordas, e consequentemente o ângulo para manter o equilíbrio é o mesmo ângulo de 120°, tal como no experimento 1.
7. Cálculos
Cálculo para o primeiro exercício de distribuição de massas (1 peça em cada corda).
Cálculo para o segundo exercício de distribuição de massas.
Para o terceiro exercício seguem os resultados abaixo:
O quarto exercício tem os resultados semelhantes ao primeiro, porém com força resultante maior devido às massas agregadas.
8.