RELAT RIO DE VISITA T CNICA metais 3
NOME: Roberth Oliveira; Fernando Marcos TURMA: 4° Civil Matutino
LOCAL DA VISITA: Laboratório das Faculdades Santo Agostinho DATA: 22/08/2014 HORA: 9h20 às 11h00
INTRODUÇÃO:
Os metais podem ser definidos como sendo um elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais, no estado sólido, e apresenta alta dureza e resistência mecânica. Sua utilização foi um dos fatos mais importantes na historia da humanidade, é obtido através da mineração e da metalurgia. É um material muito importante para construção civil, principalmente utilizado no concreto armado.
O QUE FOI OBSERVADO:
Foram apresentados e discutidos alguns tipos de metais e suas características como:
O ferro gusa que contém impurezas, e tem alta dureza, mas é quebradiço. Ao se retirar essas impurezas, o ferro gusa se torna ferro doce, que é mais dúctil que o gusa, mas tem menor dureza. Adiciona-se carbono ao ferro doce para adquirir maior dureza.
As impurezas retiradas do ferro gusa são gazes e escória que é utilizada na indústria cimentícia.
As amostras de vergalhões GG-50 estavam protegidas por tinta para não oxidarem, esses são utilizados para concreto armado, devido sua alta resistência a tração complementando o concreto que resiste muito a compressão, mas pouco a tração.
Os vergalhões vêm com nomenclatura CA-60 que siguinifica que utilizado para concreto armado e tem resistência de 600mpa.
Os fios de aço e vergalhões produzidos em CA-60 se diferenciam pelo seu processo de encruamento, que gera aumento da resistência mecânica, aumentando de 500mpa para 600mpa, mas perdendo ductibilidade.
Arames possuem maleabilidade devido a tratamentos térmicos, normalmente utilizados para amarrar estribos ao vergalhão, utiliza-se arame recozido que possui baixa resistência mecânica.
Telas para concretagem; é