Relat Rio De Soldagem
ESCOLA DE ENGENHARIA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO - SOLDAGEM
PROFESSOR: PAULO VILLANI
ALUNO: DANIELLA FERNANDA DOS SANTOS MAGALHÃES
MATRÍCULA: 2010017182
DATA DA PRÁTICA: 10/09/2014
TÍTULO DA PRÁTICA: SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS
1. Introdução
A soldagem a arco com eletrodos revestidos corresponde ao processo que causa a união entre metais pelo aquecimento destes com um arco elétrico existente entre um eletrodo metálico revestido e a peça a ser soldada. Esse eletrodo corresponde a uma vareta metálica, chamada de alma, que foi fabricada por trefilação ou fundida, responsável pela condução da corrente elétrica e também como metal de adição para preenchimento da junta. Essa alma é coberta por uma camada de diferentes materias, que forma o revestimento do eletrodo, o qual tem diversas funções na soldagem.
2. Objetivo
O objetivo desta prática é verificar os conhecimentos teóricos ao observar o processo de soldagem com eletrodos revestidos, durante diversos passes realizados a diferentes tensões, alturas de arco elétrico e tipos de revestimentos.
3. Desenvolvimento
A prática inicia com um vídeo que mostra a aplicação e fabricação dos eletrodos revestidos. Esse vídeo explica itens já vistos na teoria. Ao passar ao laboratório, o professor explicou sucintamente os equipamentos que utilizava (máscara, fonte, luvas, porta-eletrodo, etc) que tinham função de segurança ao operador e condução da corrente. Mostrou também alguns tipos de eletrodo revestido, com diferentes tipos de revestimentos e também diferentes diâmetros.
Após a explicação, iniciou o processo de soldagem em uma placa, onde traçou vários cordões, mostrando o impacto das variáveis no processo. Essas variáveis eram:
Tipo de revestimento: foram utilizados eletrodos com três tipos de revestimentos, rutílico, celulósico e básico;
Corrente de soldagem: a corrente foi modificada para observação da diferença entre uma corrente normal e uma muito