Relat rio de Quanti 24 04 15
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE HCL0,1 Mol/L
Carlos Eduardo
Carlos Henrique Lima
Caue Araujo de Andrade
Gabriel de Jesus Fernandes
Geovanna Romeiro
Turma: 01 2º ETIM
Disciplina: Analise Química Quantitativa Profº: Valdir Salgado
Data do experimento: 24/04/2015
Data de entrega: 08/05/2015
Suzano/SP
2015
1.0 OBJETIVO;
Determinar a molaridade real do ácido clorídrico.
2.0 INTRODUÇÃO;
O Ácido Clorídrico é obtido pela queima de Cloro e Hidrogênio, formando o gás Cloreto de Hidrogênio, que depois é absorvido em água.
Apresenta-se como um líquido fumegante claro e ligeiramente amarelado, com odor pungente e irritante, contém cerca de 33% de Cloreto de Hidrogênio em peso e é comercializado nesta forma, a granel. O transporte é feito em carros-tanque. Sendo um produto tóxico e corrosivo.
É utilizado principalmente para limpeza e tratamento de metais ferrosos, flotação e processamento de minérios, acidificação de poços de petróleo, regeneração de resinas de troca iônica, na construção civil, na neutralização de efluentes, na fabricação de produtos para a indústria de alimentos e farmacêutica, entre muitos outros.
O Ácido Clorídrico é estável, por isso evite a aproximação a chamas, fontes de calor, o mesmo é incompatível coma a maioria dos metais comuns, Aminas, Óxidos metálicos, Anidrido Acético, Propiolactona, Acetano de Vinila, Sulfato de Mercúrio, Fosfeto de Cálcio, Formaldeído, Álcalis, Carbonatos, Bases Fortes, Ácido Sulfúrico, Ácido Clorosulfônico.
3.0 PARTE EXPERIMENTAL;
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS;
Balão de fundo chato (100 ml);
Balança analítica;
Bureta (25 ml);
Erlenmeyer (250 ml);
Garra;
Pipeta;
Suporte Universal.
3.2 REAGENTES;
Ácido clorídrico (HCl)12M;
Carbonato de sódio (Na2CO3).
3.3 PROCEDIMENTOS;
Preparo da solução aquosa de ácido clorídrico (HCl);
Após a explicação do professor, deu-se início ao experimento, onde foi, primeiramente calculado a massa necessária de HCl para que ocorresse reação com a massa do outro