Relat Rio De Qu Mica
Curso de Engenharia Civil
Francielle Lucas Pereira
ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORETO UTILIZANDO INDICADOR: Titulação com nitrato de prata
Belo Horizonte
2014
Francielle Lucas Pereira
ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORETO UTILIZANDO INDICADOR: Titulação com nitrato de prata
Relatório apresentado à disciplina Química Sanitária do Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora: Dra. Ana Paula de Andrade Manfridini
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
O íon cloreto, Cl-, encontrado na água, é proveniente de sais muito solúveis, como o cloreto de sódio, NaCl, comum principalmente em águas salobras. Em regiões de águas doces, a concentração desse ânion varia de valores baixíssimos a até 250 mg/L. A presença de grandes concentrações de cloretos dissolvidos na água pode alterar a insipidez da mesma, produzindo sabor salino, além disso, pode provocar propriedades laxativas.
A OMS – Organização Mundial de Saúde – estabelece 200 mg/L como o valor máximo recomendável para a concentração de cloretos em água potável, podendo alcançar até 600 mg/L como valor máximo permissível. Esta especificação está relacionada ao sabor que a água adquire devido a presença do cloreto, perceptível a partir de 300 mg/L. Na realidade, mesmo em altas concentrações (superiores a 1000 mg/L), o cloreto não causa danos à saúde humana, exceto em casos de pessoas que já possuam doença cardíaca ou renal.
Embora o cloreto não seja de fato um grande problema para o consumo humano, a análise da presença deste ânion na água é importante porque, em geral, o aumento de sua concentração indica poluição por esgotos domésticos, que se constituem como uma grande fonte de sais, principalmente de NaCl.
2 OBJETIVO
O experimento realizado teve como objetivo analisar, por meio de titulação com nitrato de prata AgNO3, a concentração de cloreto Cl- em uma amostra de água.
3