RELAT RIO DE QU MICA
1. TÍTULO: Destilação Simples
2. INTRODUÇÃO:
A destilação simples serve para separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCL e H2O, por exemplo. É importante que o ponto de ebulição das substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro de um fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha junto, com um termômetro. O balão possui uma saida lateral, inclinada para baixo, na parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
Processo de ebulição: A solução no balão é esquentada, até que o líquido no menor ponto de ebulição comece a esquentar.
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria.
Ao entrar em contato com as paredes frias, o vapor se condensa retornado em estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará à outra substancia, sólida, no balão de vidro. Destilador
Referência bibliográfica: Unidades Experimentais de Química Vol. I Separação de Misturas Autor: Robaina, José Vicente Lima 3. OBJETIVO: Separar á mistura líquida da sólida (separar á água do sal).
4. MATERIAIS E MÉTODOS:
4.1. Materiais: Balança, béquer de 100 ml, balão volumétrico, funil, termostato, balão de destilação, termômetro, rolha, erlenmeyer e destilador.
4.2. Método: Pesamos três gramas de sulfato de cobre II (anidro), usando um béquer de 100 ml;
Com o auxílio de um funil, passamos o anidro para um balão volumétrico, e adicionamos uma porção de água destilada;
Em seguida agitamos o balão por vários minutos para