RELAT RIO DE QU MICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS............................................................................................................. 5
3 METODOLOGIA ..................................................................................................... 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ............................................................................ 7
5 CONCLUSÃO E SUGESTÕES ............................................................................... 9
6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..................................................................... 10
ANEXOS 11
1 INTRODUÇÃO
No mundo atual a água é um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, e até como elemento representativo de valores sociais e culturais, portanto é de extrema importância o monitoramento da água em relação a sua qualidade. Esse monitoramento consiste na “medição ou verificação de parâmetros de qualidade e quantidade de água, que pode ser contínua ou periódica, utilizada para acompanhamento da condição e controle da qualidade do corpo de água”. (CONAMA, 2005, p. 3).
A legislação CONAMA 357, 2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento efluentes e da outra providencias.
A qualidade da água pode ser avaliada com base em um conjunto de variáveis como, por exemplo: clorofila, cor verdadeira, corantes provenientes de fontes antrópicas (provenientes de ocupação, exploração de recursos naturais e atividades humanas), densidade de cianobactérias, efeito tóxico a organismos, materiais flutuantes, incluindo-se espumas não naturais, odor, óleos e graxas, potencial hidrogeniônico (pH), resíduos sólidos objetáveis, substâncias sedimentáveis e turbidez. (CONAMA, 2005).
De Acordo com o CONAMA o pH ideal é