Relat Rio De PIE Gabarito
Vasco Antonio Venchiarutti
RELATÓRIO
LOCAÇÃO DO TERRENO E MONTAGEM DO GABARITO
LUCIANO MANSANO APARECIDO - Nº. 23
PIE - 1º. L
1) Objetivo
Locar o terreno e montar o gabarito a partir da planta (em anexo) com as localizações dos eixos, consequentemente das vigas baldrame e as marcações corretas das fundações.
2) Materiais
Pontaletes
Sarrafos
Pregos
Estacas
3) Equipamentos
Mangueira de nível
Metro de bambu
Trena
Prumo
Martelo
Marreta
Linha de Nylon
Lápis
4) Descrição das Atividades
Após a definição da frente e dos fundos do terreno foi locado através estacas cravadas com auxílio de uma marreta, para a definição dos locais de cravação foi utilizado uma trena medindo-se a frente com 10m de largura e posteriormente a lateral direita medindo 20m de comprimento.
Foi corrigido e conferido o esquadro da locação através do método do triângulo retângulo de lados inteiros (3-4-5), utilizando-se uma trena.
Repetido o mesmo procedimento para locar a lateral esquerda que também mede 20m e os fundos com largura de 10m.
Com o auxílio de uma trena foi confirmado as duas diagonais do terreno utilizando o Teorema de Pitágoras onde se tem:
a=10m b=20m c=?
c= a²+b²
c= 10²+20²
c= 22,56m
Com os eixos 1, 5, A e F cotados na planta descontou-se 1m desses eixos utilizando como referência inicial a linha de nylon previamente esticada no lado externo das estacas e então cravou-se os pontaletes dos cantos pré-definindo o gabarito.
Foi traçado a uma altura de 0,30m o pontalete frontal esquerdo que é a região mais alta do terreno e a partir dele nivelou-se os outros pontaletes utilizando um nível de mangueira.
Esticou-se a linha de nylon ligando os quatros pontaletes dos cantos, cravou-se os pontaletes intermediários e com um martelo pregou-se os sarrafos laterais ambos referenciando-se pela linha.
Foram marcados com pregos sobre o gabarito todos os eixos e as respectivas espessuras de paredes conforme