Relat rio de ondas
Dayana Rangel Francesco Reimer Igor Klem Rafael Rangel
Ondas
Relatório apresentado a professora Luciana Lezira Pereira de Almeida, do 3º Período do curso de Graduação em Engenharia, da Faculdade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física Experimental II.
Campos dos Goytacazes Novembro/2013
OBJETIVOS
Na vida cotidiana encontramos inúmeros exemplos de vibrações de toda natureza: vibrações das cordas de um violino, do motor de um automóvel, da pista de rodagem sobre uma ponte, de um espelho d’água atingido por um objeto, do ar que nos circunda provocando um efeito sonoro, do vaso de um liquidificador, do interior de um forno de micro ondas, enfim, ao redor de nós tudo vibra, inclusive as asas de uma borboleta.
Existem várias classificações para ondas, quanto à forma podem ser transversal ou longitudinal, quanto à natureza podem ser mecânicas ou eletromagnéticas, quanto à direção de propagação podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. O objetivo deste trabalho é produzir e reconhece-las.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa criar a competência para comparar e diferenciar ondas; identificar e descrever os elementos de uma onda e calcular a velocidade de propagação de uma onda em um fio.
De igual modo, busca-se competência em manipular corretamente o oscilador de áudio e frequência digital; diferenciar som musical de ruído; identificar os parâmetros associados a uma onda sonora; conceituar intensidade auditiva; distinguir som grave do som agudo.
Reconhecer e caracterizar o fenômeno da reverberação.
Determinar o período do batimento sonoro e calcular o batimento sonoro a partir do período. E que a frequência dos batimentos é diretamente proporcional às frequências dos sons comparados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Entendemos por onda, a perturbação oscilante de